Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-completa-63-anos-sendo-reconhecido-por-suas-acoes-em-favor-dos-profissionais-e-em-defesa-da-sociedade/>.
Acesso em 07/05/2024 às 15h13.

Crea-ES completa 63 anos sendo reconhecido por suas ações em favor dos profissionais e em defesa da sociedade

1 de julho de 2023, às 20h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) completa neste 1 de julho de 2023, 63 anos de existência. São mais de seis décadas de trabalho em favor da valorização dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências e em defesa da sociedade. Apesar de ter sido instituído no dia 13 de junho de 1960, pela Resolução 127/60 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), sua instalação só ocorreu no dia 1º de julho, tendo suas atribuições definidas no Art. 33 da Lei 5.194 de 24 de dezembro de 1966 e, antes, pelo Decretão de 1933.

Após todo esse período de atuação e dedicação aos profissionais e segmentos que envolvem a área tecnológica, o Conselho é reconhecido hoje como uma instituição ativa na sociedade. “Temos sido os guardiões do progresso, garantindo a qualidade e segurança em cada projeto que molda nosso estado. Desde 1960, somos os pilares da transformação, impulsionando o desenvolvimento e construindo um futuro promissor para todos”, disse o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.

O professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e conselheiro do Crea-ES engenheiro agrônomo Rosembergue Bragança, foi diretor nas últimas quatro gestões. Ele reconhece as ações empreendidas pelas gestões anteriores e ressalta a aproximação do Conselho em todos os segmentos da sociedade capixaba nos últimos dois anos. “Precisamos destacar na atual gestão o reforço na fiscalização com a aquisição da nova frota de veículos, o recente concurso público, o programa de interiorização com a criação de novas inspetorias em várias cidades do estado e a oferta de cursos gratuitos de capacitação e atualização em parceria com entidades e a academia, de forma presencial e a distância”, enalteceu Rosembergue.

Para o conselheiro do Crea-ES e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas e Segurança do Trabalho, engenheiro geólogo Éder Carlos Moreira, esta é uma data para se comemorar. Segundo ele, o Crea-ES tem investido nos profissionais da área tecnológica, trazendo inovações, realizando cursos, mostrando o trabalho ético e profissional de todas as especialidades. “Quero parabenizar de maneira especial o presidente Jorge Silva que tem contribuído muito com as atividades das câmaras especializadas. Parabenizo também todos os profissionais do Espírito Santo. Que sejamos muito felizes nas nossas atividades, imprimindo a ética e o respeito no nosso exercício profissional”.

“Hoje o agradecimento é a todos que compartilham conosco essa jornada! Obrigado a todos os nossos servidores, inspetores, estagiários e conselheiros pela dedicação e pelo compromisso na prestação dos nossos serviços. Parabéns aos profissionais, as empresas, entidades de classe e instituições de ensino da área tecnológica por trilhar este caminho conosco!”, comemorou o presidente do Conselho, engenheiro Jorge Silva.