Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-constata-avarias-e-sugere-manutencao-periodica-no-terminal-de-itaparica/>.
Acesso em 28/04/2024 às 20h44.

Crea-ES constata avarias e sugere manutenção periódica no Terminal de Itaparica

19 de fevereiro de 2024, às 20h54 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Equipes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo realizaram na manhã desta segunda-feira (19/2) uma vistoria no Terminal de Itaparica, em Vila Velha. A inspeção, feita com a participação da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo(Ales), teve como objetivo verificar as condições e apontar as medidas necessárias para garantir o pleno funcionamento e segurança dos usuários do terminal.

Os problemas nas membranas que cobrem o terminal rodoviário persistem desde 2021. Nesse período, houve pelo menos cinco episódios importantes e, em pelo menos três deles, rompimento das estruturas. “Em todos esses momentos, o Crea-ES fiscalizou, vistoriou e orientou os responsáveis para a necessidade de uma solução definitiva visando a segurança dos frequentadores do espaço. No entanto, nos primeiros dois meses de 2024, a estrutura voltou a ceder por causa das chuvas, rompendo e provocando vazamentos e alagamentos no piso”, disse o presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva.

Na vistoria realizada nesta segunda-feira pelo Crea-ES foram identificadas mais uma vez avarias na membrana tensionada da cobertura do local, muitos pontos cobertos de maneira paliativa, com utilização de cola e adesivo, e rasgos de mais de 3 metros de comprimento. “Os locais onde já haviam sido feitas manutenções, próximos dos reparos da manta, foram novamente danificados. Há uma empresa trabalhando no local. Solicitaremos ao órgão responsável uma cópia do laudo que está sendo elaborado, os nomes e as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) dos responsáveis. Vamos apurar também se houve manutenção preventiva periódica e se, por ventura, ocorreram falhas nessas manutenções”, afirmou o representante do Conselho. engenheiro civil, ambiental e de segurança do trabalho Giuliano Battisti.

A recomendação do Crea-ES é por ações corretivas imediatas e pela adoção de um sistema de monitoramento constante do Terminal de Itaparica, caso seja mantida essa atual estrutura. “Nosso parecer preliminar é de que se for mantida essa estrutura, com esse tipo de membrana, será necessário adotar um sistema de acompanhamento diário do local, que passa diuturnamente por variações térmicas importantes, sofrendo impactos diretas do sol, da chuva e de fortes ventos”, concluiu Battisti.