Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-contribui-para-viabilizar-participacao-do-projeto-solares-no-maior-evento-de-energia-solar-da-america-latina/>.
Acesso em 18/04/2024 às 04h13.

Crea-ES contribui para viabilizar participação do Projeto Solares no maior evento de energia solar da América Latina

23 de agosto de 2022, às 9h25 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A equipe do Projeto Solares, desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), participará esta semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, em São Paulo, do Intersolar, maior evento de energia solar da América Latina.

A participação da equipe conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). O presidente da instituição, engenheiro Jorge Silva, defende que essas iniciativas na área tecnológica merecem atenção e incentivo: “Esta é mais uma missão que está sendo cumprida. Nosso plano de gestão para o Conselho contempla de forma enfática o incentivo a produção de energia alternativa e limpa, o fomento ao setor de energia solar fotovoltaica e o apoio ao desenvolvimento sustentável. Apoiar, incentivar e ajudar na viabilização de intercâmbio técnico-científico para alunos da Engenharia, Agronomia e Geociências também faz parte do elenco de nossos projetos”, disse Jorge Silva.

O diretor geral do Projeto Solares, André Araújo Leão Borges, informou que o Crea-ES vem ajudando o projeto desde o ano passado, quando a equipe teve a possibilidade de ir ao Intersolar pela primeira vez. “O Conselho também nos ajudou na ida ao Desafio Solar Brasil (DSB) desse ano, uma competição de barcos movidos a energia solar. Nessas duas ocasiões, o apoio do Crea-ES foi fundamental para garantir a nossa participação”, disse André Araújo Leão Borges.

O Solares é um programa de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes que tem como propósito promover o desenvolvimento sustentável, por meio de projetos de qualidade acadêmica, da democratização da informação sobre energia solar e a formação de profissionais mais qualificados nessa área. Trata-se de uma equipe multidisciplinar cuja missão é explorar as aplicações da energia solar e capacitar os membros e a comunidade.

“Sem esses apoios o Projeto Solares não iria a esses eventos e assim não conseguiria atingir seus objetivos da melhor forma. A instituição está sendo fundamental na manutenção e crescimento do projeto, por isso somos muito gratos por essa assistência”, concluiu André Borges.