Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-e-sinduscon-es-assinam-convenio-de-cooperacao-para-fortalecimento-do-setor-da-construcao-civil/>.
Acesso em 24/04/2024 às 22h46.

Crea-ES e Sinduscon-ES assinam convênio de cooperação para fortalecimento do setor da Construção Civil

9 de maio de 2023, às 12h08 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na manhã desta terça-feira (9/5), representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) se reuniram com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), engenheiro Jorge Silva, para firmar um acordo de cooperação entre as instituições, visando o fortalecimento do setor da construção civil.

Estiveram presentes o presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz, o vice-presidente do Sinduscon-ES, Leandro Lorenzon, e os demais membros da diretoria do Sindicato, como os diretores Wellington Pesca, Gustavo Feitosa Sperandio e Rodrigo Scardua Gimenes. A reunião também contou com a presença do gerente técnico do Sinduscon- ES, Nemézio Andrade.

A construção civil é uma das indústrias que mais crescem e que mais ajudam a impulsionar a economia do Brasil. De acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 9,7% em 2021. E, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, no mesmo ano o setor gerou mais de 240 mil novos postos de trabalho no Brasil.

Entendendo a relevância do setor e reconhecendo o papel fundamental dos profissionais do Sistema Confea/Crea neste cenário, a parceria entre Sinduscon-ES e Crea-ES tem como objetivo unir os esforços em um trabalho preventivo e educativo, buscando fortalecer a indústria da construção civil e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Para Douglas Vaz, presidente do Sindicato, a união entre as instituições é importante para a segurança da engenharia e para a sociedade como um todo: “nós precisamos dessa aproximação com o Crea-ES para discutirmos as dificuldades do setor e, de forma preventiva, ter um diálogo mais próximo com os profissionais”.

“Esse é um passo muito importante para o nosso Conselho, que está buscando constantemente parcerias que possam nos impulsionar na missão de valorizar o profissional da engenharia e defender a sociedade. Essa aproximação, diante do constante crescimento do setor da construção civil, é muito benéfica principalmente para os nossos profissionais”, celebrou o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.