Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-ira-monitorar-estrutura-do-edificio-do-forum-de-vila-velha/>.
Acesso em 29/04/2024 às 13h16.

Crea-ES irá monitorar estrutura do edifício do Fórum de Vila Velha

23 de novembro de 2023, às 12h16 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

As trepidações ocorridas nesta quarta-feira (22/11), no edifício do Fórum de Vila Velha, localizado no bairro Boa Vista II, podem ter sido consequência de uma série de fatores e situações distintas. Estrutura construída num solo com grande evidência de umidade, região localizada entre duas avenidas com intenso tráfego de veículos de grande porte, além da identificação de uma obra sendo executada na parte de trás do imóvel foram alguns dos apontamentos realizados, de maneira preliminar, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) para explicar as instabilidades no imóvel.

“Estamos diante de um edifício robusto e não vislumbramos risco de desabamento. No entanto, nossas equipes verificaram que há indícios de movimentações próximas às juntas de dilatação, além de manifestações de trincas nos pisos, tanto no térreo como no subsolo. As movimentações nas juntas de dilatação podem ser consideradas normais, estando, inclusive, previstas nos projetos, mas requer um acompanhamento mais diligente”, disse o Gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES engenheiro civil e de segurança do trabalho Giuliano Battisti, que coordenou nesta quarta-feira a ação de vistorias técnica e fiscal realizada no local.

Sobre o desprendimento de algumas placas do teto, os engenheiros acreditam na possibilidade de ter sido um fator isolado, uma vez que as estruturas apresentavam umidade e estavam próximas a aparelhos de ar condicionado e de instalações hidrossanitárias. “Diante de situações como essas, as placas podem apresentar problemas de fixação, se deformar, perder a aderência e ceder. Nossa orientação foi atentar para a manutenção, por meio de revisões periódicas nesses forros”, explicou Battisti.

“Por essas razões que a nossa recomendação é pelo monitoramento da estrutura nos próximos dias e que essas instabilidades sejam acompanhadas por profissionais habilitados, que irão verificar os projetos, realizar medições, aferir a constância e a intensidade dessas movimentações e se estão, de fato, dentro de uma margem de segurança e contempladas nos projetos”, completou.

O presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva já requisitou aos especialistas do Conselho um relatório técnico sobre a causa dos supostos tremores no prédio do Fórum de Vila Velha. O resultado dos estudos será divulgado nos próximos dez dias. Nesse período, o Conselho manterá o monitoramento da situação e requisitará reuniões para alinhar os procedimentos necessários para que os responsáveis pelo empreendimento corrijam as instabilidades.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *