Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-notifica-edp-e-prefeitura-de-vila-velha-sobre-desgastes-nos-postes-da-orla-do-municipio/>.
Acesso em 28/04/2024 às 10h19.

Crea-ES notifica Prefeitura de Vila Velha sobre desgastes nos postes da orla do município

4 de dezembro de 2023, às 14h24 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) irá notificar a Prefeitura Municipal de Vila Velha e a EDP Espírito Santo para proceder a imediata manutenção dos postes da orla de Vila Velha.

O ofício, que será encaminhado ainda nesta segunda-feira (4/12), sugere que o órgão municipal e a empresa distribuidora de energia elétrica realizem vistoria nas estruturas e iniciem de maneira urgente o processo de manutenção para evitar novos acidentes na região.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro civil Leonardo Leal, a vistoria técnica realizada nesta segunda-feira constatou desplacamentos de concreto em vários postes na orla da praia. “O desplacamento ocorre pelas corrosões das armaduras devido ao ataque por íons cloreto presente na atmosfera marinha. É um agente agressivo presente na região e que acelera o processo de corrosão”, explicou.

A ação de fiscalização do Crea-ES, determinada pelo presidente engenheiro Jorge Silva, ocorreu nesta segunda-feira a pedido da comunidade local, que acionou o Conselho após o acidente ocorrido no último domingo, ocasião em que um fragmento de poste se desprendeu atingindo uma pedestre que transitava pelo local. “Nosso objetivo nessas ações é apurar responsabilidades técnicas e avaliar se não há nenhum risco à segurança da sociedade”, afirmou o presidente.