Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-participa-do-lancamento-da-frente-parlamentar-em-defesa-das-profissoes-da-area-tecnologica/>.
Acesso em 02/05/2024 às 23h44.

Crea-ES participa do lançamento da Frente Parlamentar em defesa das profissões da área tecnológica

22 de junho de 2023, às 17h46 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A partir de agora, profissionais das engenharias, agronomia e geociências do Espírito Santo e de todo o país terão participação ativa nos debates politicos nacionais, podendo contribuir nos programas de governo diagnosticando situações e propondo soluções na implantação de politicas públicas.

Foi lançada nesta quarta-feira (21/6), no Plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília, a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. O novo colegiado conta com a participação de 218 deputados e 22 senadores, o que representa uma adesão aproximada de 45% dos congressistas.

O presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva participou com sua equipe da solenidade de instalação da Frente Parlamentar Mista das Profissões. “Esse momento é histórico para o Sistema Confea/Crea e Mútua e irá reverberar de forma decisiva para a valorização e o reconhecimento dos profissionais que compõem todos os segmentos da área tecnológica. Temos muito a contribuir para a melhoria da gestão pública”, afirmou.

Para o presidente do Confea engenheiro Joel Kruger, a intenção do Conselho Federal é estar presente nos debates que interessam ao país e à população. “Nós queremos discutir o campo, a infraestrutura, o trânsito, a conservação das florestas, a mineração, a meteorologia. Queremos discutir as políticas públicas que vão impulsionar o Brasil”.

Presidido pela deputada e engenheira agrônoma Marussa Boldrin (MDB-GO), a Frente visa abrir espaços para participação ativa dos profissionais nos debates políticos. “agora ganhamos voz no parlamento. Temos a oportunidade de representar milhões de profissionais que são responsáveis pela transformação da sociedade. Uma categoria tão diversificada precisa ter sua defesa pautada no Congresso Nacional”, salientou a deputada.

Signatário do requerimento de criação do colegiado, o deputado Helder Salomão (PT-ES) incentivou a aproximação entre conselho profissional e legislativo. “O Sistema representa muito para o nosso país porque ele dialoga com o campo e a cidade, com as grandes e médias empresas, com as metrópoles e pequenas cidades de todas as regiões. Onde tem Sistema tem desenvolvimento, qualidade de vida e geração de emprego e renda”, comentou o parlamentar.

A solenidade de lançamento do colegiado também contou com a presença dos deputados federais capixabas Da Vitoria (PP) e Jack Rocha (PT). “Fui estagiária da Mútua-ES e conheço bem a organização do Sistema. Essa Frente vai enriquecer tecnicamente os debates e isso engrandece também a Câmara. Acredito que vamos conseguir avançar em pautas importantes nesse momento de reconstrução do pais”, avaliou Jack Rocha.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *