Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-realiza-primeira-jornada-de-aperfeicoamento-e-integracao-para-inspetores/>.
Acesso em 25/04/2024 às 17h21.

Crea-ES realiza primeira Jornada de Aperfeiçoamento e Integração para Inspetores

27 de maio de 2023, às 10h31 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizou, nesta sexta-feira (26/5), a primeira Jornada de Aperfeiçoamento e Integração para Inspetores, em Vitória (ES). A ação teve como objetivo fortalecer o Sistema Confea/Crea e Mútua por meio da capacitação dos inspetores do Conselho, agentes que viabilizam o exercício pleno da instituição por meio da representação nas regiões do estado.

O inspetor é um profissional voluntário, previsto no artigo 34 da Lei nº 5.194/66, designado pelos Creas para, junto à comunidade, trabalhar em prol de uma fiscalização ativa e eficiente, buscando defender o exercício profissional e a sociedade. O inspetor deve estar atento às necessidades, anseios e práticas do seu ambiente social de atuação, observando seus pares na conduta ética e na atuação administrativa. Ele representa a presidência do Crea junto aos demais profissionais de sua circunscrição e de sua comunidade profissional.

O evento contou com treinamento de mídia para porta-vozes do Conselho, palestra sobre mindfulness, mostra sobre as ações das inspetorias por todo o Estado e debate de ações para melhoria da atuação da fiscalização do Crea-ES.

“Essa jornada vai nos auxiliar a levar com maior propriedade, com mais conhecimento, a imagem do Crea-ES para a sociedade. Também nos foi dada a oportunidade de colocar aqui as ações que estamos desenvolvendo e as demandas dos inspetores, que eu tenho a certeza de que serão atendidas, porque são demandas importantes que só vão aproximar cada vez mais o Crea-ES da sociedade”, declarou o engenheiro Gilson Tófano, inspetor chefe de Cachoeiro de Itapemirim.

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, reforçou a importância dos inspetores para o Conselho: “o inspetor é aquele que orienta os profissionais e empresas em relação à regulamentação e o cumprimento da legislação profissional, formaliza as denúncias de atuação irregular e repassa ao Crea as demandas e as necessidades existentes. Ou seja, eles são a base da nossa fiscalização, é por isso que vimos a necessidade de aperfeiçoar esses profissionais para que a nossa atuação seja cada vez mais eficiente em prol da sociedade!”, afirmou o engenheiro Jorge Silva.

Confira algumas fotos do evento: