Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-recomenda-isolamento-de-area-com-marquise-em-risco-de-queda-no-centro-de-vitoria/>.
Acesso em 20/04/2024 às 01h23.

Crea-ES recomenda isolamento de área com marquise em risco de queda no Centro de Vitória

Um ofício com as observações dos engenheiros do Conselho será encaminhado para a Prefeitura de Vitória

16 de março de 2023, às 19h08 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na tarde desta quinta-feira (16/3), uma equipe multidisciplinar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), realizou, por determinação do presidente do Conselho, Eng. Jorge Silva, ação fiscal e técnica na marquise de um edifício, no centro de Vitória, denunciada por apresentar avançado estado de deterioração.

Há mais de uma semana a situação preocupa moradores e pedestres da região devido às ferragens expostas e aos buracos que a estrutura apresenta. A marquise fica em uma calçada da Avenida Jerônimo Monteiro, uma das principais da região, por onde passam centenas de pessoas diariamente.

Os engenheiros constataram possibilidade de queda não apenas da marquise, como também do reboco do edifício e recomendaram o isolamento da área para evitar possíveis acidentes. Um ofício será enviado para a Prefeitura de Vitória com as observações e recomendações do Conselho.

“Estivemos no local e identificamos o risco iminente da fachada cair, porque dos suportes que existiam, ao menos dois deles já não existem mais pois o concreto que dava sustentação foi retirado. A estrutura está bastante oxidada”, informou o gerente de relacionamento institucional do Crea-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho Giuliano Battisti.

Ainda de acordo com Battisti, não podemos descartar o risco de queda da marquise: “Uma demolição foi iniciada e não concluída. Utilizaram rompedores ou marretas, o que pode ter afetado o engastamento da estrutura de concreto armado, que dá sustentação à marquise. E como o aço da estrutura já se encontra oxidado, o risco de desabamento aumenta. Outro ponto observado foram os fragmentos de concreto pendurados na ferragem e por cima da marquise, que podem cair sobre as pessoas”, explicou o engenheiro do Crea-ES.