Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-recomenda-servicos-imediatos-de-recuperacao-estrutural-em-condominio-residencial-de-cariacica/>.
Acesso em 26/04/2024 às 00h31.

Crea-ES recomenda servicos imediatos de recuperação estrutural em condomínio residencial de Cariacica

20 de agosto de 2022, às 11h24 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) recomendou o início imediato das obras de recuperação dos danos estruturais ocorridos na última quarta-feira (17/8), em alguns imóveis do Bloco 6, do Residencial Vale Vila Platina, em Campina Grande, Cariacica.

A orientação foi dada nesta sexta-feira (20/8), durante vistorias técnica e fiscal realizadas por engenheiros e fiscais do Conselho, demandadas por denúncias de moradores locais que, após estrondo ocorrido na quarta-feira, observaram o surgimento de rachaduras e outras anomalias dentro e fora dos imóveis.

Apesar de não verificarem risco iminente de desabamento neste primeiro momento, as equipes do Crea-ES entendem que, além da necessidade de monitoramento da estrutura, é crucial que as intervenções estruturais para dar garantia de habitabilidade e segurança aos moradores sejam iniciadas imediatamente.

“Identificamos inúmeras manifestações patológicas em diversos imóveis do condomínio, como trincas e fissuras nas paredes e calçamentos, desprendimento de pisos de cerâmica, irregularidade de nível em muros de sustentação de jardins e outros sinais de menor intensidade”, disse o engenheiro civil e de segurança do trabalho Giuliano Batistti, gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES.

“A equipe de Fiscalização teve acesso aos projetos do imóvel, o que está possibilitando análises da estrutura e das fundações”, esclareceu o gerente de Fiscalização engenheiro civil Leonardo Leal. Também foram ouvidas testemunhas, como a síndica Glaucia Guarnier Lorenzoni e o morador Wallace Rodrigues, que estão auxiliando no trabalho de levantamento dos dados. “Os trabalhos ainda não foram concluídos e continuam com levantamentos dos responsáveis pelos projetos e pela execução das obras, bem como das manutenções realizadas até o momento”, esclareceu.

O presidente do Conselho, Engenheiro Agrônomo Jorge Silva, destacou a importância das vistorias como ferramenta de prevenção: “nós, como órgão fiscalizador, temos o dever de garantir a segurança da sociedade e evitar que o acidente aconteça”. Jorge Silva também reforçou a importância das denúncias: “a participação da população é muito importante para coibir irregularidades e a atuação de leigos em obras, projetos e serviços de Engenharia. Hoje qualquer pessoa pode realizar uma denúncia em nosso site ou ligar para o Conselho e se manifestar”, informou.