Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-vistoria-apartamento-incendiado-na-rodovia-do-sol/>.
Acesso em 27/07/2024 às 04h35.

Crea-ES vistoria apartamento incendiado na Rodovia do Sol

24 de maio de 2024, às 15h50 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Equipes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) estiveram nesta segunda-feira (20/5) no prédio, em Praia de Itaparica, Vila Velha, onde um incêndio provocado no apartamento localizado na cobertura assustou moradores e interditou o trânsito na região na última quinta-feira (16/5).

Engenheiros e fiscais do Conselho realizaram vistoria técnica no local a pedido da síndica do condomínio, que apresentou preocupação com relação à estabilidade do edifício após o incidente. Durante a ação as equipes verificaram todo o apartamento e a estrutura da cobertura, incluindo o sistema elétrico, pilares, vigas e a laje, gravemente afetada pelo incêndio.

“No momento da vistoria não detectamos risco iminente de colapso do prédio. No entanto, orientamos que providências urgentes sejam tomadas. O local passou por altas temperaturas e não descartamos a possibilidade de novos eventos ocorrerem, explicou o gerente de Fiscalização do Crea-ES engenheiro civil Leonardo Leal.

O presidente do Conselho, engenheiro Jorge Silva, disse que a orientação é para a contratação imediata de uma empresa ou profissional habilitado e registrado no Crea para elaborar um Laudo Técnico do apartamento e executar a obra necessária, visando a recuperação estrutural e de toda a parte elétrica e hidráulica, além de quaisquer outras anomalias encontradas. “Um Relatório Técnico com os apontamentos das evidências encontradas no local já está sendo elaborado e será disponibilizado às autoridades e ao condomínio assim que for concluído”, disse Jorge Silva.