Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-vistoria-nesta-sexta-3-2-muro-da-praia-da-areia-preta-em-guarapari/>.
Acesso em 24/04/2024 às 12h30.

Crea-ES vistoria nesta sexta (3/2) muro da Praia da Areia Preta, em Guarapari

2 de fevereiro de 2023, às 23h54 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O muro passou por reparos há menos de um ano, mas já apresenta rachaduras e preocupa moradores e frequentadores do local

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizará nesta sexta-feira (3/2), a partir das 8 horas, vistorias técnica e fiscal no muro da calçada da Praia da Areia Preta, em Guarapari. A ação foi demandada por denúncias feitas ao Conselho.

“Em um levantamento prévio, identificamos que há indícios de que ocorreu um solapamento do solo, que é o afundamento da areia neste ponto, possivelmente causado pela movimentação das ondas que está retirando a areia da base do muro”, explicou o gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES, Eng. Civil, Ambiental e de Segurança do Trabalho Giuliano Battisti.

A acessibilidade da área também foi questionada e será avaliada pela equipe do Conselho durante a vistoria. “Os aspectos que envolvem a mobilidade na nova calçada também serão observados. Verificaremos se há risco de queda de pedestres pela falta do guarda-corpo e se a escada oferece acessibilidade aos banhistas. Vamos solicitar os projetos para a empresa que executou a obra e as anotações de responsabilidade técnica dos serviços”, acrescentou Battisti.

O caso

Em março de 2022, o muro de arrimo do local cedeu após apresentar rachaduras devido ao avanço do mar. Na ocasião, a área foi interditada e a equipe multidisciplinar do Crea-ES realizou uma vistoria para avaliar os riscos de colapso da estrutura. Agora, o novo muro, construído há menos de um ano, preocupa os moradores e pedestres da Praia da Areia Preta.