Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-orienta-correcao-de-instabilidades-estruturais-no-sambao-do-povo/>.
Acesso em 26/04/2024 às 14h03.

Crea orienta correção de instabilidades estruturais no Sambão do Povo

2 de fevereiro de 2023, às 23h53 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Faltando pouco mais de uma semana para o início do desfile das escolas de samba, em Vitória, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) alerta e orienta aos organizadores sobre a importância de ajustes estruturais necessários para garantir a segurança do público que frequentará o local nos próximos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.

Os apontamentos foram feitos após a primeira vistoria do Conselho, realizada nesta quinta-feira (2/2), por engenheiros civis, eletricistas, mecânicos industriais e de segurança do trabalho. “Nossas equipes que atuaram nesta ação detectaram a necessidade de correções e reparos imprescindíveis para prevenir e salvaguardar a vida de milhares de pessoas e famílias que circularão pelo Sambão do Povo nos três dias de evento”, disse o presidente do Crea-ES Eng. Jorge Silva.

Durante as vistorias técnica e fiscal, os profissionais do Crea-ES orientaram para a importância na ligação da energia dos geradores e do aterramento das estruturas metálicas. Eles destacaram também a necessidade de realizar uma revisão geral das estruturas e dos suportes dos sons por profissional ou empresa habilitada, especializada e registrada no Crea-ES, gerando, inclusive, emissão de laudo de revisão e estabilidade.

A ação de fiscalização do Conselho continua na tarde desta sexta-feira (3/2). Na próxima semana uma última visita ao local também está sendo programada. Todas as informações e orientações serão repassadas ao poder municipal e aos organizadores do evento.

Confira algumas observações enumeradas pelos especialistas do Conselho na ação realizada nesta quinta-feira (2/2):

•Pontos da estrutura metálica dos camarotes sem fixação adequada;
•Guarda-corpos de alguns camarotes com instabilidade, representando riscos de queda ou desabamento, caso ocorram muitas cargas simultâneas nas aglomerações;
•Ausência de travas do guarda-corpo possibilitando riscos pela facilidade de sua remoção durante evento;
•Necessidade de reaperto de porcas das estruturas metálicas;
•Pisos das escadas de acesso com fixação indevida e improvisada com arames;
•Suporte de um dos sistemas de sonorização com fixação irregular, não sendo descartado risco de queda nos participantes causando acidente grave.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *