Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/1o-curso-de-portos-operacao-planejamento-e-construcao/>.
Acesso em 02/05/2024 às 12h26.

1º Curso de Portos: Operação, Planejamento e Construção

Curso presencial

Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes

Crea-ES

23 de outubro a 14 de dezembro de 2023

Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes

Objetivo
Esse curso de extensão tem por objetivo formar mão de obra local visando sua inserção no mercado de projeto e operação portuária das mais diversas cargas movimentadas no estado do Espírito Santo. Como os conhecimentos da área portuária são globais, o profissional também se qualifica para trabalhar em portos de outros estados do Brasil, bem como portos no exterior.

Profissionais de nível superior e profissionais de curso técnico

Conteúdo programático
• Introdução aos Portos
• Transporte Aquaviário (Marítimo e Fluvial)
• Registro do navio (bandeira)
• Tipo de transporte marítimo em função da bandeira do navio (Cabotagem e Longo Curso)
• Tipos de contratação de navios (Liners e Tramp)
• Caracterização/estrutura dos navios (casco, convés e porão)
• Dimensões lineares dos navios
• Representação da Capacidade de Carga
• Elementos constituintes dos portos (Área Marítima; Área Terrestre; Área de recebimento e expedição de carga)
• Planejamento da área marítima do porto (caís; píer; dársena; molhe; aterro; defensa; cabeço de amarração)
• Prescrições operacionais do porto
• Pesagem de carga carregada e descarregada de um navio (balança estática e dinâmica; draft survey)
• Planejamento da área terrestre de um porto (Análise de capacidade; Fechamento de perímetro; Estacionamento; Portaria/Gate; Pesagem (balança estática e dinâmica))
• Tipos de terminais (Terminal de granel; Terminal de carga geral; Terminal de contêiner)
• Terminal Portuário de Granel (Aspectos gerais; Terminais de Granel Agrícola, Terminais de Granel Minérios; Equipamentos de terra; Equipamentos para operar navios granel; Cálculo de área)
• Terminal Portuário de Carga Geral (Aspectos gerais; Tipos; Equipamentos de terra; equipamentos para operar navios de carga geral; Cálculo de área)
• Terminal Portuário de Carga Geral (Caracterização do contêiner; Equipamentos de terra; equipamentos para operar navios de contêiner; Cálculo de área)
• Operação Portuária (Planejamento)
• Órgãos marítimos internacionais e códigos internacionais para transporte marítimo (IMO, PIANC, SOLAS, IMSBC Code, BLU Code, ISPS Code)
• Entidades participantes (Agente Marítimo, Praticagem, OGMO, autoridades)
• Marcos/datas importantes (ETA; ETB; Atracação; Liberação pelas autoridades; Início das operações; ETC; Término das operações; ETS; Desatracação.)
• Plano de embarque e desembarque de navios
• Documentos importantes (Mate’s receipt; B/L, do inglês Bill of Lading; Statement of facts; Stowage declaration; Letter of protest; Hatch List)
• Análise para dimensionamento de portos
• Indicadores para acompanhamento da operação portuária
• Conceitos básicos de Comércio Exterior
• Conceitos de simulação aplicada ao planejamento de portos

Instrutor
Rodrigo de Alvarenga Rosa
Professor da Ufes desde 2010; Pós-doutor em Engenharia de Transportes pela UFRJ-Coppe (área: otimização de operações portuária); Leciona a disciplina Portos: Planejamento e Construção desde 2010 na Ufes; Trabalhou por 15 anos no Porto de Tubarão – Vale S.A.; Ministrou diversos cursos de pós-graduação referentes à área portuária para a VLI S.A e Vale S.A.; Autor do livro Portos: Conceitos Essenciais, Editora IHGES, 2008; Conselheiro do Conselho Temático de Infraestrutura e Logística (Coinfra) da Federação das Indústrias do ES (Findes); Implantou o curso técnico de Portos no Ifes-Cariacica; Pesquisador CNPq 1D; Diversos artigos publicados e dissertações de mestrado na área de otimização portuária.

Política de descontos
5% de desconto para empresas com mais de 5 inscrições
5% de desconto para profissionais do Crea-ES

Incluso no valor do investimento
Material didático em formato digital e certificado de participação emitido pela Ufes.

Inscrição e mais informações
Rodrigo de Alvarenga Rosa