Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/curso-solo-e-planta-atualizacao-e-qualificacao-para-engenheiros-agronomos/>.
Acesso em 05/05/2024 às 14h33.

Curso Solo e Planta – Atualização e Qualificação para Engenheiros Agrônomos

Curso gratuito

SEEA

Patrocínio
Crea-ES

12, 14, 26 e 27 de setembro de 2022

São Mateus – Auditório do centro administrativo da prefeitura de São Mateus

Engenheiros Agrônomos em dia com a anuidade e ser associado a SEEA.

Conteúdo Programático
Capítulo 1: O Solo, sua formação, seus componentes e suas interconexões
1 – Formação do solo;
2 – Propriedades físicas do solo(Natureza das frações do solo (Textura e Estrutura do solo);
3 – Água no solo (entender como se comporta o solo, a relação solo-água-planta-atmosfera);
4 – Ar no solo (entender a atmosfera do solo e sua relação com os metabolismos dos vegetais);
5 – Coloides e íons do solo (origem das cargas negativas e das cargas positivas do solo);
6 – Adsorção e Trocas Iônicas (CTC e CTA) (Características do fenômeno de troca; Fatores que alteram a CTC e a CTA);
7 – Fertilidade biológica do solo (entender a ação dos microrganismos no solo e suas interações nos processos de troca Solo-Planta);
8 – Classificação atual dos Solos brasileiros.

Capítulo 2: Acidez do solo
1 – Origem da acidez em solos(material de origem; componentes da acidez; efeitos da acidez);
2 – pH e a disponibilidade de nutrientes;
3 – Correção da acidez do solo (princípios da correção; qualidade de corretivos).

Capítulo 3: Parâmetros de qualidade do solo
1 – Amostragem do solo;
2 – Interpretações das análises de solo;
2.1 – Análises físicas de solo – textural, densidades de partícula e do solo;
2.2 – Análises químicas de solo;
2.3 – Análises da Pasta Saturada;
2.4 – Análise da CRA.

Capítulo 4 – Tecido vegetal (entender as análises de tecido vegetal e métodos de diagnóstico).

Instrutor
Ailton Geraldo Dias
Filósofo, pela Universidade Federal de Minas Gerais, Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Fisiologia Vegetal, pela Universidade Federal de Viçosa, Doutorado em Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa, Professor, Pesquisador e Consultor.
Com larga experiência na condução Programas Agronômicos de produção sustentável de Café; de fruticultura (citrus, mamão e coco); de especiarias (Pimenta Rosa e Pimenta-do-reino); de cacau.
Autor de livros “O Cultivo da Pimenteira-do-reino”; Boletins técnicos diversos publicados pela Sementes Vitória Ltda, com temas Manejo de Solos e Plantas; Manejo da Irrigação; e, Fisiologia Vegetal aplicada (a ser publicado em 2022).

Incluso no valor do investimento
Certificado de participação

cursoseeventos@creaes.org.br