Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/ead-projeto-de-fachada-5/>.
Acesso em 19/04/2024 às 06h35.

EAD – Projeto de Fachada

Curso EAD

VERH

Entidade de classe registrada
SEE

Crea-ES

17, 18 e 19 de agosto de 2022

Horário
Início a partir da confirmação da matrícula, no horário que desejar, onde estiver.

Carga horária

Modalidade
O curso Projeto de Fachada é realizado totalmente a distância, na modalidade EAD, podendo ser iniciado a qualquer momento, comprazo de até 60 dias para conclusão, contados a partir da matrícula. Durante o prazo de vigência da matrícula e por mais 60 dias após o curso, o Professor estará à disposição do aluno, via e-mail ou WhatsApp, para esclarecimentos de dúvidas referentes ao entendimento e aplicação do conteúdo do curso. O curso é assistido em videoaulas, via streaming, em nossa plataforma EDUC-EAD-P.

Objetivo
Apresentar de forma prática os principais aspectos envolvidos no projeto, execução e controle dos revestimentos de argamassa e cerâmico da fachada, particularmente os revestimentos cerâmicos aderidos. Diferenciais deste curso:
1. Aplicações práticas dos conceitos abordados no curso.
2. Foco na interação entre os agentes, como a construtora, projetistas, fabricantes e equipe de execução.
3. Análise crítica para a tomada de decisão e definição de soluções, tendo em vista o desempenho, logística e manutenção.
4. Abordagem das normas técnicas aplicáveis ao revestimento da fachada.
5. Estudo de casos com histórico de mais de 20 anos que aumentarão o aprendizado.
6. Professora de elevada competência, com mais de 20 anos de estudo e aplicação prática em centenas de Projetos.
Diferencial maior: este curso foi criado a partir das aulas do nosso melhor curso de 2020, com conceito na avaliação de 100% entre excelente e muito bom, e em que tivemos a participação de alunos de elevada exigência de aprendizado, com vasta experiência em atividades correlatas.

Público-alvo
Destinado a todos os profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e outras que de alguma forma lidam com o Planejamento e Controle de obras de Edificações, tais como: Engenheiros e Arquitetos, Tecnólogos e Técnicos em Edificações, Estudantes de Engenharia e Arquitetura, Fabricantes de Materiais aplicados ao Sistema Fachadas e outros interessados pelo assunto.

Conteúdo programático
– Especificação criteriosa da argamassa para o emboço, argamassa colante, rejunte e selante.
– Características das placas cerâmicas para revestimento de fachada.
– Especificação dos detalhes construtivos, como as juntas de movimentação.
– Procedimentos para execução e controle dos serviços.

1. Sequência da execução dos serviços. Funções do sistema de revestimento de argamassa e cerâmico da fachada.
2. Camadas constituintes, características e propriedades do sistema de revestimento da fachada.
3. Normas técnicas aplicáveis ao sistema de revestimento da fachada, incluindo a norma de desempenho.
4. Requisitos do sistema de revestimento da fachada para atendimento à norma de desempenho.
5. Argamassas para revestimentos: composição e dosagem das argamassas convencionais e seleção das argamassas industrializadas.
6. Argamassa colante, cerâmica, rejunte e selante: características e parâmetros para a escolha.
7. Execução do painel protótipo do revestimento da fachada e realização dos ensaios.
8. Diretrizes para elaboração do projeto: especificação dos materiais, definição das juntas de movimentação e demais detalhes construtivos, definição da tecnologia de produção.
9. Controle do recebimento dos materiais: ensaios, procedimentos e tolerâncias.
10. Execução do revestimento da fachada: etapas de execução, sequência, equipamentos, ferramentas e procedimentos.
11. Diretrizes para controle da execução do revestimento: durante a execução e ao final.
12. Estudo de casos.

Instrutora
Prof.ª Luciana Maciel Baia
Engenheira Civil pela Universidade Federal da Bahia (1994).
Mestre em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no grupo de pesquisa em Tecnologia e Gestão da Produção (1997), com o tema O Projeto e a Tecnologia Construtiva na Produção de Revestimento de Argamassa de Fachada.
Consultora do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações durante 16 anos nas áreas de “Implantação de sistema de gestão da qualidade em empresas construtoras” e de “Tecnologia da produção dos revestimentos cerâmicos e de argamassa”.
Auditora Líder ISO 9001 pelo IRCA. Auditora líder ISO 14001 e OHSAS 18001 pelo RAC.
Diretora Técnica e Sócia da THE.ENG Consultoria, desde 2015, atuando em nas áreas de Gestão de Processos, Gestão da Tecnologia Construtiva, Projeto de Revestimentos de Fachada, Treinamentos de equipe (obras e escritório), Gestão da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente e Avaliação de Desempenho dos Projetos.
Autora dos livros “Projeto e Execução de Revestimento de Argamassa” e “Projeto e Execução de Revestimento Cerâmico” da Editora O Nome da Rosa.

Política de descontos
10% de desconto para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade.

Incluso no valor do investimento
1. Vasto material didático em meio eletrônico, a cores, fartamente ilustrado.
2. Certificado: emitido pela Educ.eng e pela Instrutora.
3. Suporte durante o curso e por 60 dias após o curso, para esclarecimento de dúvidas quanto ao entendimento e aplicação do conteúdo.
4. Benefícios do Programa Educ+

Inscrição e mais informações
Visão Treinamentos | Educ.eng
(11) 2626 1674 | (27) 98805 9668