Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/mba-em-gestao-de-fontes-renovaveis-de-energia-e-eficiencia-energetica/>.
Acesso em 28/04/2024 às 19h10.

MBA em Gestão de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética

Pós-graduação on-line

Ipog Vitória

Crea-ES

Início: 29 de setembro de 2023

Sexta: 18h às 23h
Sábado: 8h às 19h
Domingo: 8h às 13h

On-line e ao vivo

Objetivo
O MBA em Gestão de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética do IPOG desenvolve as suas habilidades para diminuir o consumo de energia elétrica, bem como para propor alternativas de energia renovável e sustentável. Com a formação, você vai aprender os fundamentos da gestão estratégica em projetos, entender como funciona a eficiência energética em sistemas térmicos e quais são as fontes alternativas.

Público-alvo
Engenheiros de diversas habilitações, administradores de empresas, advogados, economistas, gestores de manutenção e profissionais que tenham pretensões em trabalhar com gestão e projetos de eficiência energética e energias renováveis.

Conteúdo programático
1) Fundamentos da Gestão Estratégica em Projetos
2) Eficiência Energética em Sistemas Térmicos
3) Fontes Alternativas e Transição Energética
4) Tarifas de Energia Elétrica
5) Energia de Biomassa e Biocombustíveis
6) Energia Hidráulica
7) Energia Solar
8) Energia Eólica
9) Projetos Eficientes em Iluminação
10) Eficiência Energética e Etiquetagem Procel
11) Eficiência em Instalações Industriais e Comerciais
12) Gestão de Energia e Contratos de Performance

Instrutor
Alan Nascimento
Mestre em Energia pela UFABC (2012), Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá (1992). Pós-graduado em Administração de Marketing (1995). Professor no IPOG desde 2010 em diversos cursos e disciplinas, sempre voltadas às áreas de Arquitetura e Engenharia Elétrica. Sólida formação técnica com treinamentos na Bélgica e Portugal. Atua há mais
de vinte anos no mercado de iluminação, tendo desenvolvido diversas atividades nas áreas comercial, projetos, assistência técnica, produção e desenvolvimento de equipamentos. Atualmente, é Gerente Comercial e Consultor Técnico na área de LEDs de empresa especializada na distribuição e desenvolvimento de soluções eficientes para a indústria de iluminação.

Inscrição: R$300,00 + Mensalidade: 18x R$680,00

Política de descontos
Até R$150,00 de desconto para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade.

Incluso no valor do investimento

Inscrição e mais informações
Cleidson Batista