Disponível em <https://portal.creaes.org.br/equipe-de-fiscalizacao-do-crea-es-recebe-novos-drones-para-uso-em-acoes-fiscais-e-tecnicas/>.
Acesso em 25/04/2024 às 09h33.

Equipe de fiscalização do Crea-ES recebe novos drones para uso em ações fiscais e técnicas

30 de setembro de 2022, às 17h30 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea-ES adquiriu cinco novos drones de última geração que chegaram à Sede do Crea-ES nesta sexta-feira (30/9) e que serão utilizados nas ações fiscais e técnicas da instituição. A principal função dos novos equipamentos, que alcançam alturas de até 6000 metros acima do nível do mar e até 30 km de distância, é realizar um mapeamento inicial do local para orientar e auxiliar os fiscais do Conselho nas atividades. A disponibilização de imagens de alta resolução em terreno inacessível ou instável possibilita uma análise mais completa da situação, resultando em uma fiscalização mais precisa e certeira.

O uso dos drones não é limitado à etapa inicial da ação fiscal. O equipamento será utilizado pela equipe de fiscalização em qualquer demanda de imagens aéreas, ampliando o leque de possibilidades quanto à obtenção de informações estruturais das construções e terrenos.

O gerente adjunto de fiscalização do Conselho, Fernando Barros, comemorou a nova aquisição: “nós estamos bem felizes com essas novas aquisições; essa gestão tem investido bastante em tecnologia e esperamos resultados ainda melhores nas operações”.

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, afirmou que os drones também serão utilizados para fins de capacitação profissional em cursos e workshops que serão promovidos pela instituição. “Essa é mais uma vitória do nosso Conselho. Estamos equipando nossas equipes com o que há de mais moderno para garantir que nossos serviços sejam realizados com excelência. Além disso, reforçamos que esses equipamentos tiveram custo zero para o Crea-ES, sendo adquiridos com recursos provenientes de nossas intervenções em Brasília junto ao Confea.”, reforçou.

O Crea-ES planeja investir ainda mais em tecnologia. Está prevista a aquisição de novos carros, tablets e um novo aplicativo para auxiliar a Unidade de Fiscalização. Mais informações serão divulgadas em breve.