Disponível em <https://portal.creaes.org.br/evento-para-profissionais-da-engenharia-e-administradores-de-condominios-vai-abordar-as-normas-de-garantias-na-construcao-civil/>.
Acesso em 07/05/2024 às 05h49.

Evento para profissionais da Engenharia e administradores de condomínios vai abordar as normas de garantias na construção civil

30 de junho de 2023, às 16h56 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No mês de junho entrou em vigor a Norma ABNT NBR 17170 – Edificações – Garantias – Prazos. Trata-se de uma norma técnica importante para o relacionamento entre as incorporadoras, construtoras e os clientes finais. Para abordar o tema, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), em parceria com a Sociedade Espírito Santense de Engenheiros (SEE) e com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), realiza no dia 5 de julho o Seminário Pós-Obra: Garantias e entrega técnica.

O seminário será realizado no auditório da Findes, a partir das 13 horas, com inscrições gratuitas pelo site do Sinduscon-ES.

Na ocasião, a mestre em Engenharia Liliam Araújo, que participou das discussões da elaboração da referida NBR, apresentará a revisão do guia de elaboração do Manual de Uso e Operação das Edificações novas e de edificações com mais de 5 anos, feita pelo Grupo de Trabalho da Comissão de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-ES, e a elaboração do Plano de Manutenção para Empreendimentos Antigos.

O grupo produziu quatro publicações que serão lançadas durante o seminário, que são:

– Guia Orientativo de Entrega Técnica;
– Guia para elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção das edificações novas;
– Guia para elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção para edificações com mais de 5 anos;
– Guia para elaboração e entrega de Databook de Edificações.

Em seguida, o engenheiro civil Roberto Matozinhos, secretário adjunto da Comissão de Estudo de Garantias das Edificações do Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-002) que estruturou a NBR 17170, fará uma palestra abordando como as diretrizes estabelecidas pela nova norma podem contribuir para uma maior segurança e qualidade nas edificações, além de trazer benefícios para os consumidores e para as empresas do ramo. Dando sequência à programação do seminário, o diretor Jurídico do Sinduscon-ES, o advogado Carlos Augusto da Motta Leal, apresentará um panorama com as consequências jurídicas para a não aplicação da Norma de Garantias.

Participe!