Disponível em <https://portal.creaes.org.br/fiscalizacao-do-crea-es-emite-96-autos-de-infracao-em-guarapari/>.
Acesso em 28/04/2024 às 04h32.

Fiscalização do Crea-ES emite 96 autos de infração em Guarapari

18 de julho de 2023, às 12h20 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Quarenta e cinco autuações por exercício ilegal da profissão, 16 empresas de engenharia atuando sem registro, 34 atividades da área sendo executadas sem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e 1 empresa prestando serviço de engenharia sem responsável técnico no seu quadro de funcionários. Este foi o saldo da ação fiscal realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), em Guarapari, entre os dias 12 e 16 de junho deste ano.

Responsável por registrar, orientar e fiscalizar o exercício profissional e defender a sociedade de práticas ilícitas nas atividades relacionadas à área tecnológica, o Conselho emitiu na região, nesse período, um total de 96 autos de infração em 224 ações realizadas.

Dessas abordagens, 5 ações fiscais foram originadas por denúncias realizadas no canal Denúncia On-line, disponível no site do Conselho. “O canal de denúncias é uma das principais ferramentas para comunicar atividades suspeitas, exercício ilegal da profissão ou qualquer outra demanda que necessite da intervenção do Crea-ES. Qualquer pessoa pode entrar em contato conosco e contribuir para a segurança de todos”, informou o presidente do Crea-ES Engenheiro Jorge Silva.

A comunidade exerce um papel fundamental para a fiscalização do Conselho. O aumento de ações fiscais reverbera na segurança da população. Ao realizarem os autos, a atividade ilegal e danosa é inibida. Obras com falhas de protocolo, ausência de projetos ou de empresas e profissionais qualificados e habilitados representam riscos diretos à comunidade. Além disso, a fiscalização também gera mercado regular.

“Quando o Crea-ES trabalha para coibir o exercício ilegal da profissão, cria oportunidades de mercado, estimula demandas para profissionais qualificados, registrados e regulares com o Conselho”, concluiu o presidente do Crea-ES, Engenheiro Jorge Silva.