Disponível em <https://portal.creaes.org.br/mutirao-de-fiscalizacao-do-crea-es-na-serra-resultados-impressionantes-revelam-a-importancia-do-trabalho-de-vigilancia/>.
Acesso em 27/04/2024 às 04h03.

Mutirão de fiscalização do Crea-ES na Serra: Resultados impressionantes revelam a importância do trabalho de vigilância

15 de março de 2024, às 15h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A equipe fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizou um intenso mutirão de fiscalização no município de Serra, abrangendo um período de duas semanas intensivas de trabalho. Entre os dias 19 a 23 de fevereiro de 2024 e 04 a 08 de março de 2024, uma equipe dedicada de fiscais do Conselho percorreu diversos pontos do município em uma operação meticulosa visando garantir a conformidade das construções e serviços com as normas e regulamentações vigentes.

A operação resultou em números que impressionam e refletem a profundidade do trabalho realizado:

181 autos de infração foram lavrados, evidenciando situações de descumprimento às normas técnicas e legais que regulamentam o exercício das atividades de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, entre outras profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
283 visitas de fiscalização foram realizadas, abrangendo desde construções residenciais a grandes empreendimentos, demonstrando a amplitude do escopo de fiscalização.
41 denúncias foram apuradas, o que mostra a importância da participação da comunidade na manutenção dos padrões de segurança e legalidade nas obras.
2 diligências foram efetuadas como parte das ações para investigar e resolver questões específicas, destacando o comprometimento do Conselho em garantir uma resposta adequada a cada situação.

No total, 507 ações fiscais foram executadas no município de Serra, marcando uma das maiores operações de fiscalização já realizadas. Este esforço não apenas reforça a seriedade do Conselho na manutenção da ética profissional e da segurança pública, mas também serve como um alerta para que profissionais e empresas cumpram rigorosamente com as normas estabelecidas.

Ao final da operação, o presidente do Crea-ES, Engenheiro Jorge Silva, destacou a importância deste mutirão para a comunidade e para o setor da engenharia como um todo. “Esta ação intensiva reflete nosso compromisso inabalável com a segurança, a ética e a qualidade nas obras e serviços realizados no nosso estado. Os números obtidos não são apenas estatísticas; eles representam nossa determinação em valorizar os nossos profissionais, proteger a sociedade e assegurar que os padrões profissionais sejam mantidos. Continuaremos a trabalhar incansavelmente, promovendo a fiscalização contínua e o diálogo com todos os envolvidos, para que o crescimento e o desenvolvimento em nossa região ocorram de forma segura e sustentável.”

Este mutirão de fiscalização do Crea-ES no município de Serra é um lembrete vigoroso da importância do trabalho contínuo de vigilância para garantir que os projetos de engenharia, agronomia e áreas correlatas sejam executados por profissionais devidamente registrados no Crea-ES, seguindo as melhores práticas e normas vigentes, contribuindo para uma sociedade mais segura e um desenvolvimento sustentável.