Disponível em <https://portal.creaes.org.br/padronizacao-de-procedimentos-e-renovacao-do-convenio-com-a-abnt-sao-destaques-no-colegio-de-presidentes-do-sistema-confea-crea-e-mutua-no-parana/>.
Acesso em 29/04/2024 às 10h19.

Padronização de procedimentos e renovação do convênio com a ABNT são destaques no Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua no Paraná

1 de dezembro de 2023, às 14h38 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Começou nesta quarta-feira (29/11) e segue até esta sexta-feira (01/12) a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, em Foz do Iguaçu (PR). Em nome do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), está o engenheiro Jorge Silva, presidente do órgão.

Em pauta, estiveram temas como os principais avanços na comunicação do Sistema com os profissionais e a sociedade durante os últimos anos; a apresentação do sistema de votação eletrônica do Colégio de Presidentes; a uniformização e padronização quanto à operacionalização dos procedimentos previstos na Resolução nº 1.137/2023; e a renovação do contrato entre o Confea, os 27 Creas, a Mútua e a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que disponibiliza o acesso dos profissionais registrados às normas.

Durante a abertura, o presidente do Crea-PR e anfitrião do evento, engenheiro Ricardo Rocha, reforçou a importância da união do Sistema e relembrou o recente processo eleitoral: “A minha passagem pelo Crea-PR me mostrou a importância de todos estarmos unidos para sermos um Sistema forte e atuante, que trabalhe por uma maior inserção das nossas profissões na sociedade, com o valor que as mesmas merecem. Parabenizo a forma democrática com que as eleições foram conduzidas e desejo que neste mesmo passo continuemos trabalhando em prol das profissões e da sociedade”, afirmou Rocha.

“Nós deliberamos assuntos de suma importância para os profissionais, como a continuidade do convênio com a ABNT, aprovado por unanimidade, e a uniformização e padronização quanto à operacionalização dos procedimentos da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, Certidão de Acervo Técnico Profissional – CAT e Certidão de Acervo Operacional – CAO. Também visitamos e falamos para todos os Coordenadores de Câmaras Especializadas de Agronomia dos Creas do Brasil. Seguimos na busca das melhores decisões para os profissionais da área tecnológica”, expôs o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.

Mais informações sobre o Colégio de Presidentes pode ser obtidas no site confea.org.br.