Disponível em <https://portal.creaes.org.br/primeiro-podcreaes-de-2024-aborda-a-participacao-feminina-na-engenharia/>.
Acesso em 27/07/2024 às 00h45.

Primeiro PodCreaES de 2024 aborda a participação feminina na engenharia

22 de janeiro de 2024, às 11h57 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na última quarta-feira (17/01), ocorreu a gravação do primeiro episódio de 2024 do PodCreaES, com a participação especial das integrantes do Programa Mulher do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). Este podcast contou com a presença de Olívia Dianna, presidente da Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo (Afeag-ES), e Monique Oliveira, vice-presidente da associação.

Nesta edição, as anfitriãs Mariana Mansk, engenheira de petróleo e gás, e Ariana Alves Toribio, engenheira civil, ambas do Programa Mulher, conduziram um diálogo leve e informativo com Olívia e Monique. O tema central foi a participação das mulheres na engenharia, os desafios enfrentados e as iniciativas em andamento para ampliar a presença feminina no setor.

Olívia destacou que as mulheres representam aproximadamente 25% dos mais de 40 mil profissionais atuantes no estado. “Um dos maiores desafios é superar o machismo ainda presente em nossa sociedade. Estamos promovendo debates sobre o tema, que são fundamentais. É essencial incluir os homens na conversa, buscando assim alcançar a equidade no sistema”, enfatizou.

Foi também discutido que, mesmo com a presença feminina no ambiente de trabalho, os cargos de liderança ainda são predominantemente ocupados por homens. “A Afeag-ES está empenhada em lutar pela equidade de gênero nas engenharias, um dos objetivos principais da associação”, afirmou Monique.

O Programa Mulher do Crea-ES, iniciado em março de 2021 sob a gestão do presidente do Conselho, engenheiro Jorge Silva, visa promover o protagonismo feminino nas áreas de engenharia, agronomia e geociências. A iniciativa faz parte do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, alinhando-se à Agenda 2030 da ONU para fomentar o empoderamento feminino e a equidade de gênero nas profissões tecnológicas, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e igualitário.

A Afeag-ES, convidada deste episódio, foi fundada há seis meses e já conta com mais de 200 associadas. Desde sua criação, a associação promoveu eventos, cursos de capacitação e networking, com o objetivo de especializar e fortalecer a atuação das mulheres nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

O episódio está disponível no canal do Youtube do Conselho e no perfil PodCreaES no Spotify.