Disponível em <https://portal.creaes.org.br/profissionais-do-crea-es-constatam-trincas-fissuras-rachaduras-e-problemas-de-escoamento-de-agua-na-rodovia-es-080/>.
Acesso em 26/04/2024 às 05h42.

Profissionais do Crea-ES constatam trincas, fissuras, rachaduras e problemas de escoamento de água na Rodovia ES-080

26 de abril de 2023, às 11h28 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizou nesta terça-feira (25/4) vistoria técnica e fiscal no município de Santa Leopoldina e na rodovia ES-080, no trecho que liga a cidade de Santa Leopoldina à Santa Tereza, com o objetivo de avaliar as condições de partes da rodovia, que vem sendo afetada pelas fortes chuvas ocorridas na região.

A vistoria foi realizada após solicitação da Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina e teve como objetivo identificar, avaliar e fornecer ao poder público um diagnóstico a respeito das condições atuais da região, oferecendo sugestões de medidas de correção e adequação das estruturas a fim de garantir a segurança da comunidade e de quem trafega pela rodovia.

Durante a ação, que contou com uma equipe técnica multidisciplinar, formada por membros da fiscalização, assessores de engenharia e inspetores do Crea-ES, foi verificado a existência de rachaduras, trincas e fissuras próximos à rodovia, bem como em partes do asfalto da ES-080. Além disso, foram constatados problemas de escoamento de água em determinados pontos da estrada, o que pode comprometer a sua estrutura a longo prazo.

A ES-080 é uma das principais vias de acesso que liga os municípios de Santa Leopoldina a Santa Tereza, e passa pela Cachoeira Véu de Noiva, que é um dos principais pontos turísticos da região. Contudo, as condições atuais da rodovia, que foi a primeira rodovia estadual do Espírito Santo, apresentam trechos com risco iminente de deslizamento de taludes, podendo causar danos maiores à estrutura da via e possíveis acidentes.

Na vistoria foram utilizados drones para acessar locais de alto risco, trazendo segurança para a equipe de vistoria tendo a finalidade de obter imagens para modelagem tridimensional dos taludes. “Os drones se mostraram como uma ferramenta fundamental para avaliação das áreas de risco, e trouxeram outra perspectiva de visão das condições atuais dos pontos afetados pelos processos erosivos”, disse o presidente do Crea-ES Engenheiro Jorge Silva.

De acordo com informações obtidas pelas equipes do Crea-ES que participaram da ação, a ES-080 foi construída sob um aterro para passagem da rodovia, e os processos erosivos foram acelerados pelas condições topográficas da área em conjunto com as fortes chuvas e a falta de alguns elementos de drenagem. “Esses processos erosivos ocasionaram o surgimento de trincas e fissuras na rodovia, que permitem a infiltração de água em locais que deveriam ser impermeáveis. Além disso, a remoção de parte da vegetação pelos últimos escorregamentos gravitacionais de massa deixou o solo exposto, fazendo com que os processos erosivos tenham desenvolvimento ainda mais acentuado a partir de agora”, constataram.

“Destacamos a importância da manutenção preventiva das estruturas da rodovia e o estudo de viabilidade para interdição da via, especialmente em períodos de chuvas intensas, a fim de evitar acidentes e garantir a segurança da população. Além disso, recomendamos a contratação de equipe técnica especializada de engenharia para realização de manutenção e das adequações que forem necessárias”, concluiu o presidente do Crea-ES.