Disponível em <https://portal.creaes.org.br/recorde-de-publico-e-inovacao-tecnologica-marcam-a-78a-soea/>.
Acesso em 06/05/2024 às 07h17.

Recorde de público e inovação tecnológica marcam a 78ª SOEA

13 de agosto de 2023, às 15h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Milhares de profissionais das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências de todas as regiões do Brasil movimentaram terras gaúchas na 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. Com o tema “A Importância da Engenharia na Soberania Nacional”, o evento reuniu um público de aproximadamente 6 mil pessoas em Gramado (RS), entre os dias 8 e 11 de agosto.

A programação do evento contou com nomes renomados da área para tratar de tecnologia e inovação em mais de 78 painéis e 157 palestras. Inteligência artificial, metaverso, ESG, sequestro de carbono, engenharia espacial, sustentabilidade e cultura digital foram os temas que fomentaram debates referentes às engenharias de todos os títulos.

“Gramado se tornou um celeiro de tecnologia ao reunir profissionais para discutir o que há de mais moderno no nosso país. Somos um sistema tecnológico e como tal devemos estar à altura de nossos profissionais registrados” afirmou a anfitriã do evento, Nanci Walter, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS).

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Joel Krüger, ressaltou a importância e a grandiosidade do evento para o cenário tecnológico. “Fizemos o maior evento da nossa história. A 78ª SOEA alcançou o maior número de participantes de todos os tempos. Todas as unidades federativas estiveram presentes para discutir temas estratégicos para as nossas profissões e para o país. Durante os quatro dias os auditórios ficaram lotados, o que confirma o acerto nos temas propostos. Podemos dizer que durante esses dias tratamos aqui dos grandes temas de interesse da engenharia, da agronomia e das geociências. Todos eles de grande interesse para a nossa sociedade. Com essa SOEA de Gramado, o Sistema Confea, Crea e Mútua discutiu o presente e apontou caminhos que de fato podem ajudar o país a conquistar mais soberania em áreas estratégicas do desenvolvimento nacional”, concluiu Joel Krüger.

Na cerimônia de abertura, foi anunciada a sede da próxima edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia: Bahia. Em 2024, Salvador será a próxima cidade a receber engenheiros, agrônomos e geocientistas na 79ª SOEA.

Participação histórica

Na edição deste ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) representou a engenharia capixaba com uma comitiva composta por mais de 450 pessoas. Os contemplados com a participação na Semana tiveram a oportunidade de atualizarem seus conhecimentos e compartilhar experiências com profissionais de todos os estados brasileiros, fomentando a movimentação e a qualificação do setor espirito-santense.

“Fizemos história na SOEA! Nossa comitiva foi atuante em todos os dias do evento, podendo se aperfeiçoar com todas as atividades que estiveram à disposição dos participantes. Nosso objetivo foi contribuir para a atualização dos nossos profissionais capixabas e consequentemente movimentar a área tecnológica do nosso estado”, celebrou o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.