Disponível em <https://portal.creaes.org.br/seea-e-crea-es-participam-da-realizacao-do-4o-simposio-de-cafeicultura-do-caparao/>.
Acesso em 23/04/2024 às 10h21.

Seea e Crea-ES participam da realização do 4º Simpósio de Cafeicultura do Caparaó

24 de novembro de 2022, às 11h06 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Tem início nesta sexta-feira (25/11), o Simpósio de Cafeicultura do Caparaó, um evento que tem por principal objetivo aglutinar atores da cadeia produtiva do café. Já na sua quarta edição, o simpósio tem como tema “A Contribuição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a Cafeicultura Nacional” e acontece na sede do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), localizado em Rive, Alegre.

No dia 25 (sexta-feira), profissionais de todo o país se farão presentes e mostrarão trabalhos desenvolvidos em prol da cafeicultura brasileira em várias regiões produtoras. No dia 26 (sábado), acontece o 12º Encontro de Cafeicultores do Ifes – Campus de Alegre, que contará com a palestra de um dos maiores nomes da cafeicultura brasileira, o pesquisador José Braz Matiello.

Além de oficinas, palestras e apresentações de trabalhos científicos, o simpósio contará com o 1º Campeonato de Cup Tasters do Caparaó, que terá como objetivo avaliar o conhecimento dos degustadores na distinção de cafés. Os participantes poderão também experimentar cafés em uma cafeteria especialmente montada por profissionais, com dezenas de opções especiais. Além dos cafeicultores, participam do evento microempreendedores individuais, servidores públicos de ensino técnico e pesquisa, entre outros.

Neste ano, um dos objetivos da organização do evento é promover a cafeicultura nacional com participação dos diversos elos da cadeia produtiva e, em especial, mostrar como a educação foi alicerce para os bons resultados obtidos pela cafeicultura no Brasil. As atividades “tem foco em ganhos tecnológicos e de inovação para seus protagonistas convidados, ao mesmo tempo em que permitirá a integração e inserção da academia nesse segmento para a economia nacional”.

O evento é realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus de Alegre, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), Caparaó Jr. – Empresa Júnior do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Ifes campus de Alegre, Samarco, Banestes, Sebrae/ES e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).