Disponível em <https://portal.creaes.org.br/seea-e-crea-es-promovem-evento-em-comemoracao-ao-dia-mundial-do-meio-ambiente/>.
Acesso em 02/05/2024 às 16h15.

SEEA e Crea-ES promovem evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

7 de junho de 2023, às 16h59 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Visando fomentar uma ampla discussão sobre o futuro da produção de alimentos, fibras, biocombustíveis e florestas plantadas num contexto de responsabilidade ambiental, a classe agronômica, além de outros profissionais envolvidos com o tema, se reuniram nesta terça-feira (6/6), no Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para participar do Simpósio pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

O evento, realizado pela Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), com o patrocínio do Confea e do Crea-ES (Conselhos Federal e Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo) e da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), trouxe como proposta apresentar perspectivas, panoramas e opiniões antagônicas sobre o conteúdo, estimulando a análise e a formação de convicções por meio do debate civilizado e da troca de ideias e experiências.

Para o físico e pesquisador aposentado da Universidade Federal de Alagoas, professor Luiz Carlos Baldicero Molion, a reflexão nesta data é muito importante para a conscientização da população. “No passado, se depredava o meio ambiente, se devastava sem pensar em reposição. A Europa, por exemplo, tinha muitas florestas, mas usavam a madeira para tudo, e ela se esgotou em torno do Século 15. Essa data serve para conscientizar as gerações mais jovens no sentido de que não se deve apenas extrair, mas conservar e, especialmente, repor”.

Para Molion, o evento favoreceu a disseminação de ideias divergentes, tecnologias diferentes, oportunizando atualização de conhecimentos. “É de extrema importância estimular iniciativas como essa. O Crea do Espírito Santo está em grande vantagem nesse sentido porque tem movimentado o cenário tecnológico no sentido de aprimoramento e desenvolvimento profissional”, afirmou.

O ex-ministro do Meio Ambiente, engenheiro florestal José Carlos Carvalho, também ministrou palestra no Simpósio pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. “Esta semana em comemoração ao Meio Ambiente deve ser dedicada à reflexão sobre questões ambientais globais, do país e, mais precisamente, daqui do Espírito Santo. Graças a essa iniciativa da SEEA e do Crea-ES, estou aqui hoje tratando de assuntos fundamentais para o desenvolvimento e o meio ambiente”.

José Carlos Carvalho fez uma abordagem integrada dos temas e falou sobre os novos desafios que a sociedade brasileira terá que enfrentar: “Eu acho que é preciso ficar claro que desenvolvimento e meio ambiente não são temas excludentes. É possível desenvolver protegendo o meio ambiente e é possível proteger o meio ambiente estimulando o crescimento econômico”, disse.

O ex-ministro do meio ambiente concluiu dizendo sobre a satisfação de perceber que a SEEA e o Crea-ES estão engajados nesse caminho porque, segundo ele, esse é o melhor caminho para produzir resultados longe dos extremismos.

Para o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo depende crucialmente da capacitação contínua dos engenheiros, agrônomos e geocientistas. “Por meio da educação e da formação especializada, esses profissionais adquirem conhecimentos atualizados e habilidades necessárias para enfrentar os desafios ambientais e socioeconômicos. Ao investir em capacitações, estamos fortalecendo a base técnica e científica desses profissionais, permitindo que eles apliquem soluções inovadoras, sustentáveis e responsáveis em seus campos de atuação. Essa formação contínua não apenas impulsiona o crescimento econômico, mas também garante a proteção do meio ambiente, o equilíbrio social e a qualidade de vida de todos os capixabas.”, completou.

O Simpósio pelo Dia Mundial do Meio Ambiente contou com o apoio da Aefes, Apea-ES, Ibape-ES, SEE, Senge-ES, Sindtecnólogos-ES, Atecnólogos, Acgeo, Plantio Brasil e Ufes.