Disponível em <https://portal.creaes.org.br/vitoria-es-recebe-primeiro-simposio-estadual-de-fiscalizacao-e-inovacao-tecnologica-nas-areas-da-engenharia-agronomia-e-geociencias/>.
Acesso em 26/04/2024 às 19h18.

Vitória (ES) recebe primeiro Simpósio Estadual de Fiscalização e Inovação Tecnológica nas Áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências

29 de maio de 2023, às 17h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Neste sábado (27/5), a cidade de Vitória (ES) recebeu o primeiro Simpósio Estadual de Fiscalização e Inovação Tecnológica nas Áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). O evento buscou atualizar, capacitar e fortalecer os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, com foco naqueles que atuam diretamente na fiscalização do Órgão, e, consequentemente, fortificar o desempenho do Crea-ES enquanto órgão fiscalizador do serviço profissional.

A programação do Simpósio contou com palestras sobre os impactos da fiscalização na segurança da sociedade e abertura de mercado do trabalho, sobre fiscalização aprimorada e também sobre os impactos e aplicações da Inteligência Artificial e ChatGPT para engenheiros.

O engenheiro agrônomo Luiz Antonio Rossafa, chefe de gabinete do Confea, reforçou a importância dos Conselhos para a segurança da sociedade: “nós às vezes não temos a dimensão do que fazemos na prevenção de acidentes ou de danos em empreendimentos que porventura não tenham engenheiros. A nossa perspectiva é planejar a ação preventiva para que todo empreendimento seja projetado e executado sob responsabilidade profissional e cível de um engenheiro. É uma forma de garantir, a princípio, que as obras serão projetadas e executadas de forma responsável e ética”, afirmou Rossafa.

O gerente de fiscalização do Crea-GO, engenheiro civil Jeorge Frances, foi um dos palestrantes no Simpósio e aproveitou para sinalizar a importância do papel dos Creas também na economia local. “Nós temos uma função pedagógica e orientativa. Temos, é claro, um encargo punitivo, mas também temos um papel de fomentar a economia local. Então, quando você contrata um profissional legalmente habilitado, além de receber um produto de boa qualidade, você está promovendo um bom negócio, uma circulação de serviços de qualidade. Então, a gente fomenta a economia local, além de traduzir para a sociedade um sentimento de proteção. E esse é o nosso papel: levamos essa sensação de proteção e também contribuímos para valorizar o bom profissional”, reforçou Jeorge Frances.

“A fiscalização por meio do Crea-ES visa corrigir e orientar os profissionais irregulares e impedir a atuação nociva dos leigos, culminando na valorização profissional, na qualidade dos serviços prestados e adquiridos pela sociedade e, consequentemente, na qualidade de vida e segurança da população. É por isso que realizamos esse Simpósio, para que os nossos profissionais estejam sempre por dentro do mundo da fiscalização e caminhando junto ao nosso Conselho”, celebrou o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.

Confira algumas fotos do evento: